Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pesca à carpa

No passado dia 13 de Julho fui pescar à carpa com o meu amigo Ricardo “Barão” na Barragem da Arreganhada.
Uma considerável massa de água como se pode ver na fotografia, a barragem apresenta na maioria da sua extensão pouca profundidade, existindo também alguns locais com alguma profundidade, tanto junto ao paredão como na zona denominada de ”poço”, a barragem apresenta em redor bastante vegetação, que por vezes prejudica a acção de pesca na hora de tirar o peixe da água, refiro-me principalmente os juncos.
A técnica utilizada foi a pesca à inglesa, sabíamos de antemão que só ferra peixe graúdo, isto é, de 1,5 Kg para cima, experiência do amigo Ricardo que pesca há vários anos nesta barragem.
O isco utilizado foi à base de sementes, trigo e milho.
Como era de esperar ferrou peixe de bom porte, tanto que partiram alguns empates, o que nos levou alterar para fios um pouco mais fortes.
De realçar, o prazer de trabalhar as carpas com estas canas, recuperando e estas levando fio, às vezes simultaneamente.Foi um dia agradável que começou com pouco calor, quando aqueceu o peixe ficou mais activo e capturamos alguns exemplares, desde 1.5 até 2 Kg. Voltaremos mais vezes.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Torneio de Margem Ventura Silva 2010 – 2ª Prova Fase Apuramento Norte

Realizou-se no passado dia 26 de Junho na Barragem da Marateca a 2ª Prova da fase de apuramento da Zona Norte.
O vencedor destacado desta prova foi Luís Silva, com três capturas com, 34, 28 e 28 cm.
Em segundo lugar com um único exemplar de 29,9 cm, ficou Nuno Xavier.
De igual modo, também com um achigã, mas com 27,5 cm ficou Rui Alho.
João Guerra alcançou o quarto lugar com um achigã de 27 cm. Prova marcada por elevadas temperaturas e pelo grau de dificuldade da barragem, no que toca às capturas.

Torneio APPA 2010 - 2ª Prova na Barragem da Valeira

Decorreu nos passados dias 19 e 20 de Junho a 2ª Prova do Torneio APPA.
Francisco Lérias e Pedro Ruxa foram os vencedores desta segunda etapa do Torneio APPA no conjunto das duas mangas, na primeira manga capturando três achigãs com 2,655 Kg e na segunda com cinco exemplares com 6,520 Kg, alcançando a vitória com um total de 9,175 Kg.
Francisco Lérias foi brindado com o maior exemplar da prova, uma achigã com 1,940 Kg.
Em segundo lugar totalizando 8,330 Kg, ficaram classificados Eduardo Fouto e Pedro Rodrigues, depois do destaque no primeiro dia com cinco achigãs pesando 7,575 Kg e no segundo com apenas dois exemplares com 0,755 Kg.
António Gonçalves ficou em terceiro lugar, fruto da pescaria que fez no primeiro dia com cinco exemplares com 4,325 Kg, já que no segundo dia não realizou qualquer captura.
Parabéns ao amigo Marco Almeida que continua a comprovar os seus dotes de grande pescador de achigã e ao seu companheiro André Amorim, que ficaram classificados no quarto lugar totalizando 3,935 Kg, capturados na primeira manga, tal como outros pescadores, nada capturaram na segunda.
Na prova de salientar o calor e o excelente tempo no primeiro dia, contrapondo com uma noite fria e uma repentino aquecimento durante a manhã, participaram nesta prova cerca de vinte equipas.

Torneio de Margem Ventura Silva 2010 - Fase Apuramento Sul

Decorreu na Barragem do Enxoé, mais precisamente no passado dia 05 de Junho, a segunda prova de apuramento da zona sul.
Nuno Carvalho foi o vencedor da prova, conseguindo capturar três achigãs com 37,8, 27,4, e 30,4 cm.
O segundo classificado foi Cláudio Araújo, proeza alcançada devido a um exemplar de 47 cm. Em terceiro lugar ficou André Correia com um achigã de 44,5 cm. Participaram nesta prova cerca de vinte pescadores, apesar de temperaturas elevadas registaram-se boas capturas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Torneio de Margem Ventura Silva 2010 - Fase Apuramento Norte

Realizou-se no mês de Maio na Barragem do Carril a primeira prova de apuramento da zona Norte.
O primeiro lugar foi alcançado por Manuel Martins, capturando cinco exemplares com 31, 33,5, 27,6, 32,5, e 30 cm.
Hugo Santos e David Ala ficaram colocados em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A prova teve a participação de uma dúzia de pescadores e ficou marcada pelas elevadas temperaturas e pelo elevado nível das águas, colocando os pescadores em dificuldades.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Abertura ao Achigã 2010

Iniciou-se mais uma abertura em Maio passado, com os pescadores a fervilhar de emoção para dar azo às suas técnicas, experiências, sabedoria e é claro acreditando também na sorte, porque venha quem vier, sem sorte não há campeões.
A abertura foi feita na Barragem do Alqueva, para não variar continuo a pescar com a equipa habitual e que se mantenha assim por muitos e longos anos, os amigos Paulo, o Sr. Luís e o Tó Zé, estreante na pesca embarcada.
Esta jornada iniciou-se na tarde de 18 de Maio a caminho da Aldeia da Luz, ao chegarmos ficamos maravilhados com a diferença de cota, já anunciada pelos meios de comunicação, mas presenciar a diferença ao vivo, visto que em Setembro passado tínhamos pescado precisamente no mesmo local, tem tanto de espectacular como algo assustador visualizar a imensidão de água que chegava à berma de algumas vias de comunicação.
Nesta tarde apenas fizemos um pequeno reconhecimento ao local de desembarque, e é claro para matar o “bichinho” lá fizemos uns lançamentos, mas nada de especial.
Na manhã seguinte e bem cedo dirigimo-nos à rampa de desembarque mas correu mal, na tarde/noite anterior, talvez pela fraca luminosidade não reparamos que a rampa estava mais submersa do que pensávamos e não dava para desembarcar.
Rapidamente partimos em busca de um local propício e improvisado à manobra, já sabíamos que ali perto esta era a única rampa, não queríamos perder os primeiros raios de sol não tardava em aparecer.
Passado pouco tempo encontramos um local e lá zarpamos à procura dos achigãs.
De acordo com os comentários que fiz sobre a pescaria em Setembro passado, rapidamente visualizamos na sonda que a temperatura da água estava muito baixa (17/18º) e os ninhos e alevins eram poucos.
Ferramos bons peixes ao longo da jornada, tanto nas margens barrentas como nas margens com pedras, mas ferravam fundo, o caricato e interessante é que no mesmo local uns pescavam com vinil e outros com cranks e todos ferrávamos peixes, é claro que também aparecia raia miúda.
No entanto e mais uma vez nesta altura do ano, talvez setenta por cento dos peixes não tinham desovado, o que é bastante mau para a preservação e desenvolvimento da espécie, talvez os responsáveis pela pesca lúdica repensassem o período de defeso em causa.
Para não variar e dando os parabéns ao melhor pescador, o amigo Paulo que por motivos profissionais se encontra fora do país, lá ferrou mais uma vez um belo exemplar de 1.500 Kg.
Uma palavra amiga para o Tó Zé que ficou maravilhado e cada vez mais entusiasmado a cada hora que passava pela pesca ao achigã, agora é continuar a evoluir.
Um agradecimento especial ao Sr. Hélio e à restante população da Aldeia da Luz, pela hospitalidade e disponibilidade demonstrada mais uma vez, esperamos voltar.
No geral foi uma jornada desportiva com sucesso.
A todos os pescadores, continuação de boas pescarias.