Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Abertura ao Achigã 2010

Iniciou-se mais uma abertura em Maio passado, com os pescadores a fervilhar de emoção para dar azo às suas técnicas, experiências, sabedoria e é claro acreditando também na sorte, porque venha quem vier, sem sorte não há campeões.
A abertura foi feita na Barragem do Alqueva, para não variar continuo a pescar com a equipa habitual e que se mantenha assim por muitos e longos anos, os amigos Paulo, o Sr. Luís e o Tó Zé, estreante na pesca embarcada.
Esta jornada iniciou-se na tarde de 18 de Maio a caminho da Aldeia da Luz, ao chegarmos ficamos maravilhados com a diferença de cota, já anunciada pelos meios de comunicação, mas presenciar a diferença ao vivo, visto que em Setembro passado tínhamos pescado precisamente no mesmo local, tem tanto de espectacular como algo assustador visualizar a imensidão de água que chegava à berma de algumas vias de comunicação.
Nesta tarde apenas fizemos um pequeno reconhecimento ao local de desembarque, e é claro para matar o “bichinho” lá fizemos uns lançamentos, mas nada de especial.
Na manhã seguinte e bem cedo dirigimo-nos à rampa de desembarque mas correu mal, na tarde/noite anterior, talvez pela fraca luminosidade não reparamos que a rampa estava mais submersa do que pensávamos e não dava para desembarcar.
Rapidamente partimos em busca de um local propício e improvisado à manobra, já sabíamos que ali perto esta era a única rampa, não queríamos perder os primeiros raios de sol não tardava em aparecer.
Passado pouco tempo encontramos um local e lá zarpamos à procura dos achigãs.
De acordo com os comentários que fiz sobre a pescaria em Setembro passado, rapidamente visualizamos na sonda que a temperatura da água estava muito baixa (17/18º) e os ninhos e alevins eram poucos.
Ferramos bons peixes ao longo da jornada, tanto nas margens barrentas como nas margens com pedras, mas ferravam fundo, o caricato e interessante é que no mesmo local uns pescavam com vinil e outros com cranks e todos ferrávamos peixes, é claro que também aparecia raia miúda.
No entanto e mais uma vez nesta altura do ano, talvez setenta por cento dos peixes não tinham desovado, o que é bastante mau para a preservação e desenvolvimento da espécie, talvez os responsáveis pela pesca lúdica repensassem o período de defeso em causa.
Para não variar e dando os parabéns ao melhor pescador, o amigo Paulo que por motivos profissionais se encontra fora do país, lá ferrou mais uma vez um belo exemplar de 1.500 Kg.
Uma palavra amiga para o Tó Zé que ficou maravilhado e cada vez mais entusiasmado a cada hora que passava pela pesca ao achigã, agora é continuar a evoluir.
Um agradecimento especial ao Sr. Hélio e à restante população da Aldeia da Luz, pela hospitalidade e disponibilidade demonstrada mais uma vez, esperamos voltar.
No geral foi uma jornada desportiva com sucesso.
A todos os pescadores, continuação de boas pescarias.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim também , andam-lhe a dar forte...
Não te esqueças se fores lá agora este mês, diz-me algumas dicas para eu me desenrrascar lá nas provas que se estão a aproximar e onde se tudo vai decidir.. lol..
Abraço e boas pescas
Marco Almeida

Anónimo disse...

Bom dia amigo, mais uma abertura espetacular, temos que continuar, quem me dera estar ai nesta altura do ano com essas temperaturas de 34,36º graus, para dar com força nesses cabeçudos.
Não se esqueçam de meter a folha de 25 linhas azul ás marias, para quando eu chegar em Setembro, podermos zarpar mais um fim de semana até ao grande lago.
Abraço e não os apanhem todos.

António Ferreira disse...

Olá meus amigos.
Obrigado por me terem proporcionado estes belos dias de pesca ao achigã. Foram uns dias espectaculares, em muito boa companhia. Pra começar, adorei conhecer o grande Alqueva, e depois aprender com verdadeiros mestres a arte da pesca ao achigã. Só foi mesmo pena não termos podido ficar mais tempo, mas haverá outras oportunidades.
Obigado sr. Luis, obigado amigo José Severino e obrigado ao mestre Paulo pela disponibilização do material e pelos ensinamentos.
Um abraço pra voces todos.
E em Angola saem bons exemplares? Lol...