Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

domingo, 2 de março de 2008

Poderemos saber a idade dos nossos peixes?

Muitos pescadores já questionaram certamente quantos anos demorou esse peixe a atingir aquele tamanho. A pergunta não ficará sem resposta.
A resposta é muito simples. Vamos retirar cuidadosamente uma escama do peixe, de preferência por baixo da barbatana peitoral, porque proporcionam melhores resultados.
Como mais vale prevenir que remediar, em vez de uma escama iremos retirar duas ou três escamas que poderão servir de confirmação e comparação. Depois a escama deve ser lavada com água corrente, mergulhando-se numa mistura constituída por água e vinagre de cozinha em partes sensivelmente iguais, durante cerca de 12 horas. Após as 12 horas, volte a passar a escama por água corrente e enxugar com um guardanapo de papel, deixando-se de seguida secar completamente durante algum tempo, até atingir uma cor esbranquiçada. Devemos conseguir observar anéis concêntricos a partir do centro da escama, se for necessário poderemos recorrer uma lupa.

Cada espaço constituído por uma zona mais esbranquiçada e opaca e outra maior e mais transparente, constitui um ano de idade. A área mais clara e pequena, corresponde ao período de Inverno em que o crescimento é menor, devido á pouca actividade desenvolvida. Os espaços maiores correspondem aos períodos de Verão, com o consequente aumento de actividade e correspondente aumento de crescimento.








2 comentários:

Anónimo disse...

A IDADE NÃO INTERESSA O QUE INTERESSA É APANHÁ-LOS DÊ POR ONDE DER E DE PREFERÊNCIA TER UM GRELHADOR AO LADO!!!!!

Anónimo disse...

"A IDADE NÃO INTERESSA O QUE INTERESSA É APANHÁ-LOS DÊ POR ONDE DER E DE PREFERÊNCIA TER UM GRELHADOR AO LADO!!!!!"

é só selvagens.....é por isto que Portugal está a anos luz dos outros países da Europa em matéria de pesca desportiva(e não só).....
Em Portugal infelizmente sofre-se muito de um mal chamado "garganeirice"...
apanham 30, matam 30. Desses 30 comem 5 e os outros acabam no lixo....