Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

domingo, 20 de abril de 2008

Carpas nas barragens ou nos rios

A maioria dos pescadores pescam as carpas nas barragens, isto tem todo o sentido, existe uma maior densidade de carpas e é claro, quanto maior o número, maior a probabilidade de captura.
A forma de pescar nas barragens também é bastante mais simples do que no rio, facilidade em encontrar locais acessíveis, montar todo o material sem problemas, os fundos são normalmente livres de obstáculos, que o pescador agradece, visto que o risco de perder, quer material, quer os peixes ferrados é diminuto, não quer dizer que não haja barragens com obstáculos.
A ausência de corrente nas barragens torna mais fácil o processo de engodagem, consegue-se fazer um pesqueiro com mais facilidade, nos rios além da corrente existe quase sempre um factor desfavorável, o desnível acentuado das margens que levam o engodo para várias direcções.
Porém, é nos rios onde podemos encontrar talvez os maiores exemplares, as condições para o crescimento são mais favoráveis porque, o rio devido à sua corrente proporciona um esforço físico muito superior durante o crescimento que, conjugado com a abundância de alimento e à oxigenação da água permite desenvolver grandes espécimes.
Por outro lado, se tivermos a sorte de ferrar um destes peixes, será naturalmente mais difícil de retirar da água pelas razões óbvias, maior dimensão, mais fortes e com a corrente e os obstáculos a ajudar.
Até à pouco tempo pescava principalmente em barragens, nas últimas épocas tenho pescado também nos rios, é muito diferente, são mais umas grades, mas compensa com a aprendizagem.

2 comentários:

Anónimo disse...

OLHA QUE DA ÚLTIMA VEZ NÃO APRENDEMOS NADA PELO CONTRÁRIO SE NÃO FOSSE AS FEBRAS QUERIA VER COMO ERA!!!!!!!

Anónimo disse...

EU NÃO QUERO SABER SE ELAS SÃO VELHAS OU NÃO! EU QUERO É APANHÁ-LAS E ONDE NEM O CHEIRO!!!!!!