Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

sábado, 31 de maio de 2008

ABERTURA AO AGHIGÃ 2008

Chegou finalmente o mês do ano em que a maior parte dos pescadores de água doce tanto esperava, mais precisamente o passado dia 16 de Maio.
E já agora, não tirando o mérito aos pescadores de outras modalidades, porque eu próprio também gosto de pescar outras espécies, um grande número de pescadores senão a maior parte estava desesperando para iniciar a pesca ao predador que tanto prazer dá com características únicas no país – O ACHIGÃ.
Pois é, fui com os meus amigos Paulo Maniés e o tio Luís testar mais uma vez as difíceis águas da Barragem de Castelo do Bode.
Iniciamos esta jornada de 4 dias no dia 16 de Maio (16,19,20 e 21 de Maio), partimos em direcção ao destino pelas 06H00, com tudo o pensamos essencial no barco do amigo Paulo, um Cabril Pro 470, material não falta, pensamos que não valia a pena iniciar a partida mais cedo porque o tempo além de estar bastante incerto, apresentava-se com uma temperatura baixa para esta prática desportiva.
Chegamos ao local escolhido pelas 06H45, depressa começamos a realizar os procedimentos para colocar o barco na água e zarpamos para a zona onde queríamos começar a abertura. A temperatura da água era o que já tínhamos previsto, 17 e 18 graus, baixa para o achigã ter actividade de anos passados nesta altura do ano.
Depressa ficou a ideia que nunca antes tínhamos visto tão poucos alevins, com o desenrolar da pesca verificamos que havia muito peixe ainda por desovar e que os ninhos estavam mais fundos do que o normal, talvez devido à chuva das últimas semanas e a inevitável subida do nível da albufeira.
No rescaldo dos quatro dias de pesca, batemos várias zonas da grande massa de água, deparando sempre com as mesmas dificuldades, muito vento, a temperatura da água bastante baixa e o sol teimava em não aparecer devido ao céu nublado, um conjunto de características desfavorável a este tipo de pesca.
Nada que afastasse o nosso objectivo, pescar grandes exemplares.
Conseguimos pescar alguns achigãs de bom peso, alguns entre as 500 e 800g, outros a rondar 1Kg, um com 1,200Kg e o maior exemplar perto dos 1,800Kg.
Pescamos com uma grande variedade de Crankbaits e de Vinis, mas os maiores exemplares preferiam os Crankbaits.
Enfim, sabendo da dificuldade em pescar esta espécie nesta massa de água, demo-nos por felizes por voltar a ferrar estes peixes magníficos nesta abertura 2008, que tantas histórias nos fazem contar e recordar, porque recordar é viver.