Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

sábado, 31 de maio de 2008

ABERTURA AO AGHIGÃ 2008

Chegou finalmente o mês do ano em que a maior parte dos pescadores de água doce tanto esperava, mais precisamente o passado dia 16 de Maio.
E já agora, não tirando o mérito aos pescadores de outras modalidades, porque eu próprio também gosto de pescar outras espécies, um grande número de pescadores senão a maior parte estava desesperando para iniciar a pesca ao predador que tanto prazer dá com características únicas no país – O ACHIGÃ.
Pois é, fui com os meus amigos Paulo Maniés e o tio Luís testar mais uma vez as difíceis águas da Barragem de Castelo do Bode.
Iniciamos esta jornada de 4 dias no dia 16 de Maio (16,19,20 e 21 de Maio), partimos em direcção ao destino pelas 06H00, com tudo o pensamos essencial no barco do amigo Paulo, um Cabril Pro 470, material não falta, pensamos que não valia a pena iniciar a partida mais cedo porque o tempo além de estar bastante incerto, apresentava-se com uma temperatura baixa para esta prática desportiva.
Chegamos ao local escolhido pelas 06H45, depressa começamos a realizar os procedimentos para colocar o barco na água e zarpamos para a zona onde queríamos começar a abertura. A temperatura da água era o que já tínhamos previsto, 17 e 18 graus, baixa para o achigã ter actividade de anos passados nesta altura do ano.
Depressa ficou a ideia que nunca antes tínhamos visto tão poucos alevins, com o desenrolar da pesca verificamos que havia muito peixe ainda por desovar e que os ninhos estavam mais fundos do que o normal, talvez devido à chuva das últimas semanas e a inevitável subida do nível da albufeira.
No rescaldo dos quatro dias de pesca, batemos várias zonas da grande massa de água, deparando sempre com as mesmas dificuldades, muito vento, a temperatura da água bastante baixa e o sol teimava em não aparecer devido ao céu nublado, um conjunto de características desfavorável a este tipo de pesca.
Nada que afastasse o nosso objectivo, pescar grandes exemplares.
Conseguimos pescar alguns achigãs de bom peso, alguns entre as 500 e 800g, outros a rondar 1Kg, um com 1,200Kg e o maior exemplar perto dos 1,800Kg.
Pescamos com uma grande variedade de Crankbaits e de Vinis, mas os maiores exemplares preferiam os Crankbaits.
Enfim, sabendo da dificuldade em pescar esta espécie nesta massa de água, demo-nos por felizes por voltar a ferrar estes peixes magníficos nesta abertura 2008, que tantas histórias nos fazem contar e recordar, porque recordar é viver.

7 comentários:

Anónimo disse...

Também fui à pesca e deparei com as mesmas dificuldades.

Anónimo disse...

tiveste sorte nós é que queriamos e não a tivemos, mas deixa estar que também os havemos de apanhar um abraço.

Anónimo disse...

CHAMA-SE A ISSO SORTE DE PRINCIPIANTE E NÓS AINDA NÃO COMEMOS NADA, POR ISSO MANTÉM-SE A DÚVIDA DA ARTE DE PESCADOR!!!!!!

Anónimo disse...

Meu caro amigo gostei como comentaste esta nossa abertura 2008.Vejo que tens jeito para estas coisas e tambem para apanhares achigãs é claro pois o objectivo era esse e não só pois é maravilhoso disfrutar a quele lugar longe do stress do dia à dia.
Pois só faltou um pequeno permenor foi a sena da rata bichaneira, mas isso é outra conversa.
Pois espero que este ano se volte a repetir mais uns dias bons de pesca.Um abraço Paulo Maniés.

Anónimo disse...

Em 1º lugar gostei dessas fotos mas esses nao chegam ao calcanhar do meu com 2,300 kg, pois pesco de margem.
Se me deres boleia no teu barco mostro-te como se apanha peixe deste tamanho, pois sou viciada na pesca do Achigã.
Aqui fica o meu contacto 918652946 caso me queiras convidar.

Boas pescarias Filipa.

Anónimo disse...

É VERDADE RECORDAR É VIVER MAS UMA COISA É APANHÁ-LOS E OUTRA É APANHAR NO PRATO AINDA ESTOU Á ESPERA, É SÓ PROMESSAS. UM ABRAÇO.

Anónimo disse...

Meu caro amigo vejo que este ano não fizeste nehum comentário a respeito da abertura do Achigã, teria corrido mal?.
Olha eu mais um ano sempre a dar o meu melhor no sábado 3 tudo acima dos 2 Kg, na barragem da Pracana, de margem,Domingo Castelo de Bode 5 tudo á volta do kilograma, na segunda na barragem do Alqueva junto á aldeia da Luz, toda a manhâ a gradar e ás 17h00 o meu maior exemplar 3,100 Kg o meu pai diz que este ano não pesca mais comigo, pois ele gradou nas 3 barragens.
Até à proxima e boas pescarias. Filipa.