Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O local ideal para pescar carpas

Uma grande percentagem de pescadores quando vai à pesca procura o local ideal para o pescador, como por exemplo a sombra e o estacionamento, sem gastar urn segundo que seja a perguntar qual será o local ideal para as carpas, isto é, temos que verificar quais serão as preferências das carpas e localizar os seus locais preferidos.
Detec­tar carpas não significa, necessariamente, detectar uma boa zona de pesca, o que é necessário procurar são carpas em atitude alimentar, ou seja, com a cabeça no fundo e muita poeira ou lodo provocados pela maneira como elas se alimentam, isto são sinais claros de que elas estão a alimentar-se.
São vários os factores que fazem com que as carpas se fixem num local concreto ou que o rejeitem em definitivo. São eles a temperatura da água, o clima, a luminosidade, a vegetação, a disponibilidade de alimento, a estação do ano, o instinto de reprodução e sobrevivência e a composição do fundo da massa de água.
Normalmente o pesqueiro onde costuma ser mais fácil ter toques é o mais frequentado pelos pescadores, nestes locais as car­pas andam muito desconfiadas, dificultando muito a captura de grandes exemplares, isto porque o seu instinto diz-lhes que ali, é cos­tume haver problemas, e que o melhor é não se alimentarem.
A luz solar é o motor da vida, logo têm sentido pensar que os locais com mais luz terão maior concentracão de alimentos, quer vegetais quer animais, por isso, é má ideia tentar pescar carpas em grandes profundidades e com pouca luminosidade na­tural.
As rochas são também locais escolhidos pelas carpas porque servem de refúgio e esconderijo para lagostins, insectos e peixes pequenos.
A vegetação nas margens das massas de água dão abrigo a milhares de insectos, que caem na água e servem de alimento às carpas, além disso, é importante olhar para o chão com atenção e verificar se existem excrementos de aves que têm o hábito de alimentar-se junto à margem.
Se por ventura visualizar-mos urn cardume de alevins a passear sempre na mesma zona, estamos nurn local a explorar onde as carpas maiores espreitarão a sua oportunidade para se alimentarem.
Aqui estão um conjuto de dicas elaboradas por António Rodrigues que poderão ajudar significativamete as nossas jornadas às carpas.

1 comentário:

Anónimo disse...

caro amigo tem uma foto com algo preso a uma corda, parecia-me algo que andasse a pastar junto a lagoa pois se é uma carpa não vejo tamanho tão grande que fosse nesseçário uma corda para a pescar ou foi para a amarrar e ela não fujir.Amigos (santa margarida ).
Coninua amigo pois estamo-nos a meter contigo, força.