Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Engodagem

Algumas dicas de Júlio Marques no que respeita à engodagem, partindo do princípio de que estamos a pescar à francesa, contudo estas indicações são igualmente válidas para a pesca à inglesa.
O acto de sondagem é o factor prévio mais importante na engodagem.
Depois de eleito o local de pesca, temos de colocar o engodo no sítio exacto onde o pretendemos e, de preferência, coincidente com o local eleito para a colocação do isco. É um trabalho a realizar de forma a restringir ao máximo a zona, para obtermos uma maior concentração de peixes.
As bolas de engodo deverão ter sempre o mesmo tamanho, com idêntico formato e utilizar sempre a mesma força no lancamento, o ângulo de entrada da bola na água é importante, a bola deve entrar na água mais ou menos entre 1 a 2 m antes do término da ponteira e deve cair quase na per­pendicular à massa de água, é preferível pouca engodagem mas certeira, do que intensiva e dispersante.
A quantidade de engodo que se deve utilizar está intrinsecamente ligada quer à densidade piscícola da massa de água quer relativamente às espécies que pretendemos capturar.

Sem comentários: