Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A leitura da madeira na pesca ao achigã

Estamos prestes a começar mais uma abertura, já no próximo dia dezasseis, assim vou aqui descrever algumas dicas sobre a madeira e as várias formas como a podemos encontrar num ambiente de pesca.
De acordo com peritos da pesca ao achigã em zonas com madeira e árvores submersas, há muitos tipos de madeira disponíveis para os pescadores, se estes souberem onde olhar e como pescar, são dicas que tento não descurar quando pesco.

Pilhas ou amontoados de madeira, as pilhas mais elevadas atraem mais peixe, especialmente se ficarem localizadas perto de um canal, de um rio ou ribeiro, o pescador deve analisar todos os lados da pilha e prestar atenção à profundidade e à posição do sol, assim vamos melhorar substancialmente o nosso grau de sucesso. Devemos apostar em particular nas zonas com sombra nos dias mais ensolarados, a atenção deve ser redobrada quando a amostra se aproxima da pilha, isto porque, a probabilidade do ataque de um achigã aumenta consideravelmente. O material a utilizar aqui serão spinnerbaits, crankbaits, jig e amostras de plástico mole.

Madeira disposta desordenadamente, neste tipo de formações na maioria das vezes existe vegetação aquática que funciona quase como um toldo submerso, oferecendo protecção ao achigã, que também o utiliza como esconderijo para os seus ataques de emboscada. Os lugares a examinar cuidadosamente são ao longo da extremidade dessa protecção, constituída pela vegetação aquática. As amostras de plástico mole devem ser utilizadas em redor do corpo principal da formação de madeira e nunca deixar afundar demasiado.

Madeira disposta ordenadamente, estas estruturas são compostas por árvores caídas ou abatidas. Neste caso o pescador deve fazer uma análise e determinar se a árvore terá caído recentemente na água. Numa árvore recentemente caída, os peixes estarão posicionados em torno dos extremos principais da árvore, à medida que a árvore se decompõe, mover-se-ão para os ramos mais próximos do tronco. Um local ideal para a utilizar os spinnerbaits e jig.

Árvores emergentes, estão identificadas tipicamente pelas suas copas que furam para fora da água, se as conseguir encontrar localizadas ao longo de um canal, acertou no local ideal. Um alerta muito importante a considerar é não deixar cair a sua amostra mais distante, que a copa da árvore. Os jigs e os spinnerbaits trabalham melhor aqui e devem percorrer e entrar nesta cobertura de cada ângulo possível.

Árvores submergidas, o ideal de todos os lugares para o pescador da madeira, especialmente se a árvore permanece com a copa completa, um lugar excelente para tentar ao amanhecer e entardecer, durante o início da Primavera, e no fim do Verão também durante o dia, e se o tempo o permitir. Este é um fantástico íman de achigãs. Os peixes maiores do rio ou barragem relacionar-se-ão com este tipo de estrutura e vão deslocar-se do fundo até este tipo de estrutura durante o início e o final do dia, para se alimentarem.
Boas Pescarias.