Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Jornada de pesca no Alqueva



Depois da leitura de tantos artigos e da visualização de muitos vídeos e fotografias, lá chegou um dos momentos marcantes na vida de um pescador de Achigã, pescar no Grande Lago - Alqueva.
Esta jornada começou no Entroncamento pelas 14H30 no dia 04OUT09 a caminho da barragem, por que uma boa viagem é essencial para que a jornada corra bem, a equipa era constituída por mim, mais os amigos Paulo e o Sr. Luís.
Chegamos por volta das 17H30, depois de mais ou menos 250 Km de estrada. Devido às alterações estruturais da zona não podemos aceder ao local que o Paulo já conhecia, com uma boa rampa para colocar o barco, seguimos em direcção à Aldeia da Luz e procuramos um local adequado para desatrelar o barco, que nem sempre é fácil devido à pouca inclinação na margem desta zona.
Ainda na margem verificamos que estávamos numa boa zona, eram visíveis bastantes coberturas naturais (árvores) no interior da massa de água e nas margens existiam muitas ervas e muita lenha, assim zarpamos ao encontro dos achigãs aí instalados, ou não!!!!.
E estavam mesmo, segundo o que tenho lido e também o que diz o amigo Paulo, o Alqueva já não é o que era, mas o que consta é que ao terceiro lançamento que fiz ferrei um bom achigã e fiquei surpreendido e isto porquê, talvez pelo facto da nós pescarmos maioritariamente na barragem de Castelo do Bode e para apanharmos um bom peixe sejam necessárias duas ou três horas, na maior parte das vezes.
Todos ferramos bons peixes, estávamos realmente numa zona propícia às emboscadas dos achigãs, fiquei impressionado com a quantidade ainda existente de copas de árvores submersas, mais um ponto a nosso favor.
No dia seguinte foi continuação de bom tempo, isto é, seguimos para a mesma zona e os peixes continuaram a aparecer a bom ritmo, nunca irei esquecer os furiosos ataques às poppers, algo de espectacular. Fechamos com um exemplar de 1.720 Kg apanhado pelo Paulo.
Uma palavra de agradecimento ao Sr. Hélio da Aldeia da Luz pela hospitalidade e disponibilidade demonstradas, colocando ao nosso dispôr as infra-estruturas do clube local para pernoitar.
Foi uma jornada em grande com o regresso no pensamento.
Um abraço especial ao amigo Paulo que por motivos profissionais se encontra a laborar em Angola.