Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Grandes, enormes ou pequenos e médios Achigãs

Muitos de nós já vimos certamente alguns filmes americanos sobre a pesca ao achigã e quer queiramos ou não, mais que as técnicas executadas com grande mestria pelas lendas americanas, o tamanho dos peixes apanhados e visualizados deixa-nos sempre com água na boca (pelo menos nos filmes).
Não menosprezando nunca alguns pescadores nacionais de eleição, que também nos apresentam bons espécimes, perdoem-me todos os outros, tais como Hermínio Rodrigues e Jaime Sacadura, refiro estes porque já assisti a algumas palestras destes e também tenho lido alguns artigos.
Voltando ao tamanho dos peixes, todos sabem ou quase todos, que a sua origem é na América do Norte, com o nome científico Micropterus salmoides de que derivam duas subespécies, o Micropterus salmoides salmoides e o Micropterus salmoides floridanus, e é aqui que começam as grandes diferenças.
Existem vários factores que contribuem bastante para o desenvolvimento de ambas, o tamanho da massa de água, qualidade desta, a temperatura, disponibilidade de alimento, a pressão de pesca entre outros.
A grande diferença que acarreta todas as outras, estudada por biólogos americanos, é a agressividade dos peixes, sendo o Micropterus salmoides salmoides muito mais agressiva, esta subespécie suporta melhor temperaturas mais baixas, em condições normais leva aproximadamente 3 anos para atingir 1kg, o Micropterus salmoides floridanus é menos agressivo, cresce rapidamente e atinge maiores tamanhos, em condições normais em apenas 1 ano consegue atingir aproximadamente 1kg.
Os biólogos americanos têm feito bastantes experiências, cruzando várias vezes as subespécies, com o intuito de criar uma estirpe que alie a agressividade do salmoides ao tamanho do floridanus.
Se praticarmos o Pescar e Libertar também vamos contribuir para a manutenção da agressividade dos nossos achigãs, isto é, é natural que os peixes que ferramos sejam os mais agressivos naquela massa de água.

Campeonato Europeu de Rio

Realizou-se na Eslovénia em Radace a 15ª edição do Campeonato Europeu de Rio.
A Selecção Nacional conquistou o 9º lugar na geral em 27 equipas, é claro que não foi falta de empenho, mas os peixes que dominaram estas águas na Eslovénia foram vimbas e gardons, peixes inexistentes em Portugal, marcando de alguma forma o decorrer da competição.
A selecção vencedora foi a Hungria, seguindo-se a Bélgica e a Inglaterra.

Possível Record Mundial de Achigã

Foi no Japão, mais precisamente no lago Biwa, no dia 2 de Julho que o japonês Manabu Kurita de 32 anos capturou um achigã com 10,12 kg com 73,5 cm, da subespécie floridanus.
George Perry é detentor do actual record desde à 77 anos, record esse se irá manter, isto porque segundo as regras da IGFA, é necessário uma diferença de 56 grs para bater o record e a diferença é de 28 grs.
Assim Kurita deverá partilhar o record mundial com o americano Perry.