Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Abertura ao Achigã 2009

Finalmente chegara o mês do ano em que a maior parte dos pescadores de água doce tanto desejou. Tal como em anos anteriores fui com o meu amigo Paulo Maniés testar a difícil massa de água da Barragem de Castelo do Bode. Iniciamos esta jornada no dia 16 de Maio, de acordo com o testemunho aqui feito no ano passado, o tempo também estava bastante incerto, chovendo por periodos incertos na semana anterior e a temperatura encontrava-se baixa para esta prática desportiva (+/- 18ºC) . No ano anterior ficou a ideia que nunca antes tínhamos visto tão poucos alevins, este ano havia muitos mais, verificamos que existiam peixes ainda por desovar.
Mas falando de pesca, este ano foi talvez o pior desde que pesco com o meu amigo Paulo.
Vimos alguns bons exemplares nesta jornada de dois dias, Sábado e Domingo, infelizmente para nós só ferrava raia miúda, peixe a sério só ao largo. Ao longo destes dias tentamos com uma variedade imensa de amostras, quer rígidas ou vinis, quer de superfície, meia-água ou fundo, demos atenção aos conselhos de Jaime Sacadura e mesmo assim foi difícil. A sonda marcava peixe a partir dos 10 a 15m, até ao 6m com a água límpida, de vez a vez lá se via bom peixe.
Só para avaliarem a situação, vou contar um dos melhores episódios desta jornada de pesca ao Achigã. Detectamos uma zona com bastantes ninhos, os pais estavam bastante perto com os alevins, deslocamo-nos até ao ninho e coloquei a amostra (salamadra - empate Texas) em cima do ninho, o Paulo afastou o barco mais ou menos 40m, passados dois ou três minutos lá apareceram os pais, o achigã estava a um palmo da amostra, dei-lhe um toque de ponteira e ele reagiu movimentando-se com alguma agressividade, disse para o Paulo "este está no papo", no segundo toque de ponteira o peixe deixou-nos perplexos, apenas ignorou passando por cima da amostra como se nunca a tivesse visto, com grandes gargalhadas quase que nos rendemos depois deste episódio.
Nunca tinhamos visto tantas embarcações em Castelo do Bode, ao cruzarmos com algumas delas, trocamos alguma impressões e o resultado era idêntico, peixe graúdo só ao longe.
Valeu pelo convívio e pelo desporto.
Desejo os parabéns à Filipa que voltou a brilhar nesta abertura capturando um exemplar de 3.100Kg e um abraço ao pai para continuar a confiar nos seus dotes de pescador, já agora gostava de ver esses peixes, acredito que tenham fotografias.
A todos os pescadores desejo as melhores pescarias nunca esquecendo o velho ditado "caça e pescarias querem horas e não dias"

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Achigã - Tácticas para a abertura - Jaime Sacadura

Chegou mais uma abertura e temos que escolher, ou tentar, a melhor táctica para o local onde iremos pescar.
Vamos seguir com atenção os ensinamentos de um dos melhores pescadores nesta modalidade, Jaime Sacadura.
Depois da pós-desova, muitos achigãs estarão cansados das tarefas de postura e da guarda do ninho e dos alevins, logo estarão algo inactivos, a melhor abordagem será de uma forma calma e subtil, começando com amostras mais pequenas e que imitam presas mais fáceis de capturar.
As amostras e as técnicas a utilizar deverão imitar o tipo de presas existentes de acordo com a massa de água.
Os melhores locais para pescar serão certamente perto dos ninhos, isto porque, os achigãs podem permanecer bastante tempo perto das zonas de postura, isto é, zonas pouco profundas e protegidas normalmente abundantes em alimento, várias espécies de alevins.
A existência de vegetação perto das margens será outro factor a considerar, são áreas que conferem protecção aos alevins, logo excelentes locais para as emboscadas.
As amostras a utilizar dependem naturalmente do local de pesca, amostras de superfície como popper, de hélice e walkbaits semelhates a alevins animados com dois ou três toques de ponteira e longas pausas, em zonas abertas deveremos utilizar pequenos crankbaits, não esquecendo os spinnerbaits de pequena dimensão, em locais de vegetação cerrada a melhor escolha serão os jerkbaits moles e o empate Texas sem peso.
Como vamos pescar principalmente em zonas baixas, a apresentação correcta das amostras terá um papel fundamental, uma má apresentação da amostra na água fará toda a diferença, entre uma ferragem ou no afungentar do achigã, salvo se for mesmo por cima deste e como sabemos de acordo com o seu instinto territorial poderá ferrar imediatamente.
Eu pessoalmente vou seguir os conselhos aqui discriminados.
Para todos os pescadores, desejo uma excelente abertura 2009.