Chegou mais uma abertura e temos que escolher, ou tentar, a melhor táctica para o local onde iremos pescar.
Vamos seguir com atenção os ensinamentos de um dos melhores pescadores nesta modalidade, Jaime Sacadura.
Depois da pós-desova, muitos achigãs estarão cansados das tarefas de postura e da guarda do ninho e dos alevins, logo estarão algo inactivos, a melhor abordagem será de uma forma calma e subtil, começando com amostras mais pequenas e que imitam presas mais fáceis de capturar.
As amostras e as técnicas a utilizar deverão imitar o tipo de presas existentes de acordo com a massa de água.
Os melhores locais para pescar serão certamente perto dos ninhos, isto porque, os achigãs podem permanecer bastante tempo perto das zonas de postura, isto é, zonas pouco profundas e protegidas normalmente abundantes em alimento, várias espécies de alevins.
A existência de vegetação perto das margens será outro factor a considerar, são áreas que conferem protecção aos alevins, logo excelentes locais para as emboscadas.
As amostras a utilizar dependem naturalmente do local de pesca, amostras de superfície como popper, de hélice e walkbaits semelhates a alevins animados com dois ou três toques de ponteira e longas pausas, em zonas abertas deveremos utilizar pequenos crankbaits, não esquecendo os spinnerbaits de pequena dimensão, em locais de vegetação cerrada a melhor escolha serão os jerkbaits moles e o empate Texas sem peso.
Como vamos pescar principalmente em zonas baixas, a apresentação correcta das amostras terá um papel fundamental, uma má apresentação da amostra na água fará toda a diferença, entre uma ferragem ou no afungentar do achigã, salvo se for mesmo por cima deste e como sabemos de acordo com o seu instinto territorial poderá ferrar imediatamente.
Eu pessoalmente vou seguir os conselhos aqui discriminados.
Para todos os pescadores, desejo uma excelente abertura 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário