Finalmente chegara o mês do ano em que a maior parte dos pescadores de água doce tanto desejou. Tal como em anos anteriores fui com o meu amigo Paulo Maniés testar a difícil massa de água da Barragem de Castelo do Bode. Iniciamos esta jornada no dia 16 de Maio, de acordo com o testemunho aqui feito no ano passado, o tempo também estava bastante incerto, chovendo por periodos incertos na semana anterior e a temperatura encontrava-se baixa para esta prática desportiva (+/- 18ºC) . No ano anterior ficou a ideia que nunca antes tínhamos visto tão poucos alevins, este ano havia muitos mais, verificamos que existiam peixes ainda por desovar.
Mas falando de pesca, este ano foi talvez o pior desde que pesco com o meu amigo Paulo.
Vimos alguns bons exemplares nesta jornada de dois dias, Sábado e Domingo, infelizmente para nós só ferrava raia miúda, peixe a sério só ao largo. Ao longo destes dias tentamos com uma variedade imensa de amostras, quer rígidas ou vinis, quer de superfície, meia-água ou fundo, demos atenção aos conselhos de Jaime Sacadura e mesmo assim foi difícil. A sonda marcava peixe a partir dos 10 a 15m, até ao 6m com a água límpida, de vez a vez lá se via bom peixe.
Só para avaliarem a situação, vou contar um dos melhores episódios desta jornada de pesca ao Achigã. Detectamos uma zona com bastantes ninhos, os pais estavam bastante perto com os alevins, deslocamo-nos até ao ninho e coloquei a amostra (salamadra - empate Texas) em cima do ninho, o Paulo afastou o barco mais ou menos 40m, passados dois ou três minutos lá apareceram os pais, o achigã estava a um palmo da amostra, dei-lhe um toque de ponteira e ele reagiu movimentando-se com alguma agressividade, disse para o Paulo "este está no papo", no segundo toque de ponteira o peixe deixou-nos perplexos, apenas ignorou passando por cima da amostra como se nunca a tivesse visto, com grandes gargalhadas quase que nos rendemos depois deste episódio.
Nunca tinhamos visto tantas embarcações em Castelo do Bode, ao cruzarmos com algumas delas, trocamos alguma impressões e o resultado era idêntico, peixe graúdo só ao longe.
Valeu pelo convívio e pelo desporto.
Desejo os parabéns à Filipa que voltou a brilhar nesta abertura capturando um exemplar de 3.100Kg e um abraço ao pai para continuar a confiar nos seus dotes de pescador, já agora gostava de ver esses peixes, acredito que tenham fotografias.
A todos os pescadores desejo as melhores pescarias nunca esquecendo o velho ditado "caça e pescarias querem horas e não dias"
Sem comentários:
Enviar um comentário