Desejo a todos os leitores e pescadores um super 2012

Que os piores dias de 2016 sejam iguais aos melhores de 2015

Mensagens populares

sábado, 11 de agosto de 2012

Abertura 2012


Foi no passado mês de Maio que decorreu mais uma abertura para os inúmeros pescadores e curiosos da pesca. Modalidade cada vez mais cativante para amantes da natureza, que é passada de pais para filhos e para amigos. Não se esqueçam, mesmo em dias de “grade” usufruam da beleza das nossas paisagens e do convívio, esse sim essencial nos dias que correm, se vamos pensar só em crise…
Para mim e para o meu companheiro nestas proezas, o amigo Ricardo, a abertura foi dia 20 na Barragem da Arreganhada.
Este ano optámos por pescar só às carpas, o ano não ia muito quente e além disso estava um dia ventoso, por isso, deixamos o material do achigã para outras oportunidades.
A técnica utilizada foi a mesma das outras sessões, pesca à inglesa.
Foi um dia irregular, ora tínhamos 4 ou 5 picadas repentinas e chegávamos a estar os dois com peixe na linha, ora estávamos duas horas sem uma picada.
De acordo como já publiquei aqui, esta barragem tem carpas de um porte bastante regular, nestas ferragens houve algumas carpas que partiram os empates, fica para recordar a ferragem e o trabalhar do peixe.
A barragem apresentava-se mais baixa do que o normal, fruto da falta de chuva ao longo do ano.
É claro que este era um factor que jogava a nosso favor, facilitando a recolha das carpas, em anos transactos as carpas apelavam ao seu instinto de sobrevivência e mesmo cansadas deslocavam-se para os juncos e para a madeira na margem, o que a maior parte das vezes origina a perda do peixe.
No final da abertura eu tinha pescado quatro carpas, três com 3 Kg e uma com 2Kg, o amigo Ricardo apanhou duas de 2Kg.
De registar que, os outros pescadores presentes apanharam em média duas carpas cada um, peixe dentro destes pesos. Relativamente ao achigã, não se verificou a captura de nenhum grande exemplar.